O segredo para se comunicar bem está em seis instâncias

Por LP Machado

Você sabia que existem várias instâncias em nossa comunicação? E sabia que, para ser um excelente comunicador, é importante comunicar bem em todas elas?

As seis instâncias da comunicação são:

  • Instância 0: com Deus.

  • 1ª instância: comigo mesmo (diálogo interno).

  • 2ª instância: com os meus (na minha casa, na minha família).

  • 3ª instância: com os que pertencem ao meu ambiente social, acadêmico e de trabalho (colegas e amigos).

  • 4ª instância: com aqueles que não pertencem aos meus círculos (provavelmente nem me conhecem), mas interagem comigo no supermercado, no trânsito, na rua etc.

  • 5ª instância: com os meus ouvintes, as pessoas que vou influenciar no palco, como palestrante/treinador.

Saber se comunicar com excelência nessas seis instâncias é sinal de inteligência emocional e também um grande passo para que você tenha sucesso no que você fizer.

A instância 0 é a habilidade de se conectar com Deus em todos os momentos, perceber a presença d’Ele e estar sempre atento ao que Ele está querendo mostrar. É comunicar gratidão a Ele. Existem pessoas que não conseguem praticar essa comunicação, ou por serem muito racionais e não acreditarem na sua presença ou por estarem sempre focando no negativo, com reclamações e questionamentos constantes. Em contrapartida, a pessoa que desenvolve a habilidade de uma comunicação plena e intensa com Deus consegue extrair o melhor da vida, sendo muito mais feliz, grata, segura e consegue ter mais domínio-próprio. Normalmente essas pessoas conseguem ter também muito mais impacto nas outras instâncias, devido a força que a instância 0 exerce sobre as demais.

A 1ª Instância é o que faz a diferença em como a pessoa se vê, quem ela pensa que é. E isso repercute diretamente em como as outras pessoas o enxergam. As pessoas vão ver você da mesma forma que você se vê. Então se a sua autoimagem é ruim, seu diálogo interno será ruim também e as pessoas o enxergarão da mesma forma. Porém, uma autoimagem exageradamente boa, se não for bem alicerçada na Instância 0, pode trazer soberba. E isso traz como consequência inevitável a queda. Então, para se ter essa comunicação positiva e com ótimos resultados a longo prazo é fundamental uma excelente comunicação na Instância 0.

A 2ª Instância refere-se à sua comunicação com os mais próximos. Essa é, muitas vezes, a mais desafiadora, pois como são pessoas que passam mais tempo com você, é possível que haja muitas discordâncias. E, se você não tiver a grande habilidade de lidar bem com isso e, também, a habilidade de perdoar, com o tempo essa instância pode trazer resultados negativos tais como desânimo, estresse, raiva, indiferença etc. Porém, se você conseguir aproveitar essas divergências para aprendizado e crescimento, o ganho é tremendo. E isso repercutirá positivamente nas instâncias seguintes.

A 3ª Instância é a que tem o potencial de trazer mais benefícios profissionais e financeiros para você. Pelo menos em uma perspectiva de curto e médio prazo, já que não se sustenta sozinha a longo prazo. Uma comunicação efetiva nessa instância traz reconhecimento social, acadêmico e profissional. Uma pessoa bem-sucedida profissionalmente normalmente se destaca nessa instância da comunicação.

A 4ª Instância é o que traz coerência à vida. É você comunicar bem com quem você muito provavelmente não terá contato futuramente. Nessa instância você pode perceber se a pessoa é verdadeiramente íntegra.

A 5ª Instância é hoje a instância que pode mais rapidamente alavancar um crescimento pessoal e profissional. Se você colocar em prática essa comunicação de forma excelente, provavelmente terá um resultado grandioso que pode ser profissional, financeiro, ou até mesmo a realização de um propósito de vida, que impactará muitas outras vidas.

Deixo duas perguntas:

Como está hoje a sua comunicação em cada instância?

O que você pode fazer para melhorar a sua comunicação em cada instância?

Compartilhe aqui suas respostas.

Comunique-se bem em todas as instâncias e viva uma vida abundante!

Deus é bom!

23 de agosto de 2017


2 Comentário

  1. Boa tarde, parabéns pelo artigo. Com essas colocações ficarei atento com o meu modo de comunicação entre todos a minha volta e principalmente comigo mesmo.
    Um forte abraço LP

Comentários não permitidos.