A deputada federal relembrou em sessão solene o pior momento da política brasiliense, em 2009

A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) sugeriu, nesta segunda-feira (15), a criação de comissão suprapartidária da bancada do DF para o discutir o aniversário de 60 anos da capital federal, que acontecerá em 2020. Na tribuna da Câmara dos Deputados, Paula relembrou o pior momento político-institucional da história de Brasília, em 2009, quando políticos do primeiro escalão do governo foram denunciados e presos por um esquema de corrupção.

“Quero lembrar que o Distrito Federal viveu uma crise político-institucional sem precedentes no seu cinquentenário e que marcou profundamente a nossa cidade. É tempo de reescrever essa história”, ressaltou durante o discurso.

Para Paula Belmonte, a data é comemorativa, mas também de reflexão. É necessário gerar espaço aos cidadãos que garantem o desenvolvimento da capital federal e dar a devida atenção às crianças e jovens, para que tenham qualificação profissional.

A sessão foi fruto de requerimentos dos parlamentares da bancada do DF. Paula Belmonte apresentou o REQ 483/2019. “Assim como boa parte dos moradores dessa cidade, sou uma brasiliense de coração, desde que aqui cheguei, aos três anos de idade. Minha família veio de São Paulo e foi acolhida de braços abertos, junto a gente de todas as origens, de todas as idades e de todos os sotaques”, contou.

Desafio

Muito perto do Congresso Nacional há famílias enfrentando a pobreza e a falta de creches, há crianças sofrendo violência e jovens sem emprego e sem perspectiva. “Não é essa a cidade que queremos para as novas gerações de brasilienses”, declarou a parlamentar. Mas Paula Belmonte ressaltou que, apesar das dificuldades, Brasília continua sendo a capital da esperança para aqueles que buscam melhores condições de vida.

De acordo com o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), Brasília está, até hoje, entre as cidades que mais crescem no País. “Já somos mais de quatro milhões de habitantes, se considerarmos a região metropolitana”, destacou a deputada federal.

Compareceram à cerimônia autoridades e cidadãos ícones de Brasília, pessoas que fazem parte da história. Senadores, grandes empresários e a comunidade em geral prestigiaram o momento.

 

 

Com informações da assessoria de comunicação da deputada Paula Belmonte 

16 de abril de 2019