Brasiliense pode ter até 5% de desconto no IPVA 2019

Caso pago em parcela única, IPVA pode ter abatimento dos juros. Foto: reprodução.

O Imposto Pago por Veículo Automotivo (IPVA) de 2019 tem opções com descontos aos brasilienses. Caso a taxa seja paga em cota única, antecipadamente, 5% do valor total pode ser deduzido no ato de quitação. Pelo calendário, os primeiros vencimentos estão marcados para 18 de fevereiro. Veículos sem autuações também entram no abatimento.

Em entrevista à Agência Brasil o diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira, esclarece que os abatimentos se dão em função da retirada dos juros embutidos quando do parcelamento do tributo.

Segundo ele,“pagar à vista sempre vale a pena porque o desconto é maior do que o rendimento de poupança ou de um fundo de investimento”. Mas, caso não haja dinheiro em caixa, é melhor o contribuinte parcelar o tributo a assinar empréstimos com bancos, “que cobram juros mais altos”, completa.

Àqueles cadastrados no programa Nota Legal – cujo objetivo é o maior controle de documentos fiscais emitidos em aquisições de produtos ou serviços -, é oferecido um abatimento do IPVA, bem como no Imposto de Renda e no Imposto Predial e Territoria Urbano (IPTU).

O IPVA não é a única obrigação dos proprietários de veículos. O licenciamento e o seguro obrigatório, caso não estejam, os três, em dia, podem acarretar multas e até recolhimento do meio de transporte.

21 de janeiro de 2019