Com recursos de emendas de Claudio Abrantes, Planaltina terá UTI pública

Hospital Regional da cidade ganhará mais um bloco, onde será instalada a ala intensiva, além de hemodiálise. Governador anunciou construção de UBS no Vale do Amanhecer

Com recursos de emendas parlamentares do deputado distrital Claudio Abrantes (PDT), líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o Hospital Regional de Planaltina vai ganhar um novo bloco, que deverá abrigar a ala de UTI, hemodiálise, odontologia e pediatria. “A expansão do Hospital de Planaltina, com a instalação de UTI, é uma necessidade e um desejo antigo da cidade”, disse o parlamentar.

O anúncio da ampliação foi feito pelo governador Ibaneis Rocha, que adiantou a previsão de uma licitação para realização da obra, estimada em R$ 12 milhões. “Vamos atender a comunidade da região, das áreas urbana e rural”, afirmou Ibaneis Rocha.

“Planaltina é a maior Região Administrativa do DF, com extensas áreas rurais e uma população que beira os 180 mil habitantes. E, hoje, não dispõe de um único leito de UTI. Mas o fim dessa situação agora tem um desenho real”, comemorou Claudio Abrantes.

Outra importante licitação anunciada pelo governador, e de grande valor para Planaltina, foi a da implementação de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez no Vale do Amanhecer. O desenvolvimento dos projetos complementares e da planilha orçamentária da UBS ficará a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Neste ano, a população de Planaltina já recebeu a UBS 20, construída com recursos cem por cento oriundos de emenda de Claudio Abrantes, no valor de R$ 2.555.253,16. Ou seja, toda a verba utilizada na obra foi destinada pelo parlamentar.

Localizada no Setor de Áreas Especiais Norte, a UBS foi erguida em um espaço anteriormente ocupado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. As obras levaram, ao todo, 11 meses. “Valeu a pena o esforço. E a saúde não pode esperar. Apesar da agilidade das obras, nossa população tem pressa por respostas positivas”, disse o deputado.

A UBS 20 conta com quatro equipes de estratégia da saúde da família. Além disso, também tem laboratório e farmácia. Tendo em vista o público infantil, a unidade possui espaços destinados a crianças. O centro já atende, pelo menos, 25 mil pessoas, eu uma área ocupada de 715,9 metros quadrados.

“Tenho orgulho de dizer que a UBS foi construída com emendas destinadas pelo nosso mandato, e ela representa um salto de qualidade no atendimento à cidade”, disse o líder do governo na Câmara.

 

Com informações da assessoria de imprensa do deputado distrital Claudio Abrantes

13 de maio de 2019