Como envelhecer com saúde? Saiba como o exercício físico pode ajudar a preparar o corpo para terceira idade

Aos 90 anos, Maria Alves Azevedo mostra que nunca é tarde pra cuidar do corpo e da mente. Ela pratica hidroginástica e pilates há quatro anos. Conheça ainda nosso plano específico para maiores de 70 anos 

A atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde, como: a melhora da composição corporal, do humor, da disposição e do condicionamento cardiovascular; aumento da massa muscular e da força; desenvolve flexibilidade, coordenação e equilíbrio; atua na diminuição da ansiedade, insônia, estresse, depressão e melhora até qualidade do sono.

Ao envelhecer, o organismo entra em desgaste e degeneração de suas estruturas, ficando mais propenso a lesões, fraturas, tensões e dores de maneira geral. Thaís Sodré, educadora física da Bodytech Sudoeste explica que o envelhecimento está associado a uma série de alterações fisiológicas, que somadas levam a pessoa a incapacidade funcional, aumentando a inatividade física, o risco de doenças e de morte.

“A prática de atividade física é essencial para um envelhecimento saudável. Quando praticada regularmente, previne o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, doenças cardiovasculares, como a diabetes tipo 2 e hipertensão”, aponta.

Em muitos casos, a prática regular ajuda também no tratamento de outros problemas, como o lifedema, um acúmulo de líquido que causa inchaço, mais frequente nos braços ou pernas. Há quatro anos, Maria Alves Azevedo, hoje aos 90, acrescentou à atividade física em sua rotina para tratar o problema, que afeta suas duas pernas.

“Tive uns problemas graves de saúde e precisei ser internada por oito dias. Desde então passei a me cuidar. Faço hidroginástica três vezes na semana e pilates duas”, comenta. Ela é a prova de que não existe idade para começar a prática de atividade física.


Mas, como começar?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica por semana de intensidade moderada, podendo ser 5x por semana – 30 minutos por dia ou pelo menos 75 minutos de atividade vigorosa.

Ainda de acordo com a OMS, as atividades físicas nessa faixa etária são importantes para se manter uma boa saúde mental, já que influenciam também a melhora da autoestima e colaboram para a socialização. Além disso, contribuem para reduzir significativamente os riscos de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e entre outras.

Iniciar uma atividade física pode ser mais simples do que parece. A caminhada é uma ótima opção para quem quer começar. Andar de bicicleta, praticar natação, correr ou dançar também podem ser ótimas alternativas. Thaís destaca ainda, a prática de esportes para quem gosta de relaxar e incentivar os amigos e familiares a não ficarem parados.

“Recomenda-se ainda praticar atividades de fortalecimento muscular envolvendo os principais grupos musculares em dois ou mais dias da semana. Procure um profissional de Educação Física e Mexa-se! A sua saúde agradece!”, recomenda Thaís Sodré.

BT Master
Você já ouviu falar do Plano Master? Este é um pacote criado pela Rede Bodytech de academias para atender especificamente idosos acima dos 70 anos. Dentro do plano, o cliente conta com instrutores do BT Care, capacitados para atendê-los de forma individualizada.

O Master funciona da seguinte forma: ao aderir ao plano, o contratante terá direito ao plano fitness (musculação e atividades coletivas terrestres) nos horários entre 9h e 17h, com acesso somente a unidade onde a matrícula for efetivada.

Os interessados podem fazer a inscrição na academia de sua preferência mediante pagamento da taxa de adesão

 

Com informações Objetiva assessoria

24 de maio de 2019