Deputado Leandro Grass fiscaliza BRT Sul exclusivo para mulheres

O deputado Leandro Grass (Rede) esteve no BRT Sul, nesta quarta-feira (24), para fiscalizar a aplicação da Lei 6.282/2019, de autoria dele, sancionada pelo governo no último dia 8 e em vigor desde o início desta semana. A legislação destina carros exclusivos para mulheres em horários de pico. Durante a visita, o parlamentar ouviu as usuárias do transporte e anotou os principais gargalos na implementação da norma. A medida é vista pelas usuárias como essencial no conforto e na segurança das mulheres diante dos casos de assédio.

Entre os principais problemas relatados ao distrital estão a falta de organização das filas e o embarque nos carros, mesmo com fiscais do DFTrans organizando o fluxo para os carros comuns e para os exclusivos às mulheres. “Sei que o governo está na fase de testes e algumas adaptações ainda serão feitas. A desorganização é uma marca do BRT desde o início. Por isso, me coloquei à disposição do DFTrans para auxiliar neste processo. Espero trabalharmos juntos na promoção de um ambiente respeitoso”, afirmou o deputado.

Segundo Leandro Grass, a medida vai dar mais segurança às mulheres. “É claro que não resolve o problema do assédio, mas é uma forma de garantir dignidade às usuárias do transporte. Precisamos continuar trabalhando pela educação e promoção da igualdade de gênero. Queremos que o respeito prevaleça e que um dia não seja necessário segmentar espaços”, completou o distrital.

Desde que foi eleito, em outubro do ano passado, Leandro Grass esteve três vezes no BRT Sul. O projeto de carro exclusivo para mulheres foi apresentado após demandas das próprias usuárias do transporte.

 

Com informações da assessoria de imprensa do deputado distrital Leandro Grass

25 de abril de 2019