Dia do Cacau: nutricionista fala sobre benefícios do fruto

Cálcio, magnésio, fósforo e potássio fazem parte da composição nutricional da fruta, que auxilia no envelhecimento, diminui risco de infarto e melhora a vasodilatação
Hoje, 26 de março, é comemorado o Dia do Cacau, ingrediente fundamental para o nosso tão amado chocolate. Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncológica da Aliança, explica que a fruta possui diversos benefícios para a nossa saúde. A especialista preparou ainda algumas receitinhas saudáveis com o cacau. Confira os motivos para incluir o ingrediente na dieta.
Conforme Michelle, a composição nutricional do cacau apresenta cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, manganês e selênio, além de ser uma importante fonte de compostos fenólicos, o que torna este alimento rico em antioxidantes. Segundo a especialista, o consumo do fruto ajuda a reduzir o excesso de radicais livres do organismo, aumenta a produção de endorfina e serotonina, neurotransmissores relacionados ao humor e a sensação de bem-estar.
A nutricionista comenta que o cacau auxilia na saúde cardiovascular e reduz a pressão arterial. “Muitos estudos têm demonstrado que o consumo do cacau melhora a função plaquetária, o que diminui o risco de infarto e melhora a vasodilatação”, aponta. Essa vasodilatação, segundo a nutricionista, favorece a chegada de nutrientes aos músculos, onde os deixa mais visíveis e definidos, um efeito muito procurado pelos praticantes de atividade física. O cacau está associado também à diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) e aumento dos níveis do bom colesterol, o HDL.
“Vale lembrar que todos esses benefícios que o cacau pode trazer a nossa saúde estão presente no cacau 100%, que podemos adicionar aos alimentos e preparações”, complementa. Já se a escolha for pelo chocolate tradicional, ele precisa ter pelo menos 60% de cacau, afirma Michelle. Ela complementa “hoje podemos encontrar opções adoçadas com stévia e até açúcar de coco. Já o chocolate ao leite e o chocolate branco contém pouca quantidade de cacau e geralmente muita gordura, não trazendo benefícios para a saúde”, destaca.
Confira algumas receitas fáceis para aliviar a vontade de comer doce de uma maneira mais saudável:
Banana assada com cacau e canela em pó
Ingredientes:
2 bananas
1 colher de chá de cacau em pó
Canela a gosto
Salpicar o cacau e a canela sobre a banana. Colocar as bananas para assar em forno elétrico.
Sorvete de banana com cacau
Ingredientes:
1 banana picada congelada
1 colher de sobremesa de cacau (pode ajustar de acordo com o gosto)
1 colher de sobremesa de leite de coco
1 colher de sobremesa de amêndoas em lascas
1 colher de chá de mel
Modo de preparo:
Coloque a banana para congelar. Depois corte a banana e bata no liquidificador ou processador com o cacau e o leite de coco até virar uma massa parecida com sorvete. Antes de servir acrescente as amêndoas em lascas e o mel.
Mingau com cacau:
Ingredientes:
200ml de leite de vaca ou leite vegetal
2 colheres de sopa de aveia em flocos
1 colher de chá de cacau em pó
1 colher de chá de semente de linhaça moída
Adoce a gosto, de preferência com stévia, mel ou xilitol.
Modo de preparo:
Coloque o leite, a aveia e o cacau em uma panela pequena e mexa em fogo baixo até engrossar ou desgrudar do fundo da panela. Depois adicione a semente de linhaça, adoce e aguarde mais uns cinco minutinhos para esfriar e engrossar o mingau mais um pouco.
Com informações da Objetiva Assessoria
26 de março de 2019