É preciso abandonar a vida social para não sair da dieta?

Nutricionista dá dicas de escolhas inteligentes para não estragar a dieta quando for comer fora

Quem se propõe a entrar em uma dieta ou começar uma reeducação alimentar vive um grande dilema: comer fora. É difícil, principalmente no começo, resistir às tentações e às muitas opções nada saudáveis disponíveis nos cardápios à la carte e nos self-services. Muitas pessoas deixam até de sair para evitar um deslize e não correr o risco de botar tudo a perder. Porém será que é realmente necessário deixar de lado a vida social? O nutricionista Daniel Novais garante que não.
O primeiro motivo é o fato de, hoje em dia, já existirem diversos locais especializados em refeições saudáveis e funcionais. “Muitos restaurantes têm cardápios recheados de opções sem glúten, sem açúcar, low carb etc. Sempre que for possível, é recomendável escolher essas casas”, explica Daniel. Mas se a ocasião acabar sendo em um restaurante comum, também há solução. “Basta fazer escolhas inteligentes na hora de fazer o pedido”, relata. Quer saber como? Anote as dicas do especialista.

Água com limão
“Para quem está buscando perda de peso, sucos de fruta podem ser uma verdadeira bomba, já que são ricos em frutose e, ao serem coados, perdem todas as fibras e propriedades, sobrando apenas o carboidrato líquido. A água com limão espremido é uma ótima opção! Ela é rica em vitamina C, ajuda na digestão e diminui o índice glicêmico dos alimentos”.

Self-service
“O self-service é um verdadeira aliado de quem está de dieta. Basta resistir às frituras e opções gordurosas e montar um prato bem colorido e balanceado. Lance mão de folhagens, legumes, verduras e carnes magras. Nos carboidratos, dê preferência aos integrais ou com menor índice glicêmico, como batata doce e mandioca. Também é uma boa dica tentar não passar dos 400g na balança”.

Frutas para sobremesa
“Muitas pessoas sentem verdadeira necessidade em comer algo doce após as refeições principais. Nestes casos as frutas são uma ótima opção, já que saciam o paladar doce e evitam os exageros. Se for em pouca quantidade, cabe até colocar um pouco de mel ou melado. Só não vale leite condensado!”.

Escolha apenas um
“Se, mesmo sem avacalhar totalmente a dieta, você quiser abrir uma pequena exceção e curtir o momento, vale escolher uma destas opções: a entradinha, a bebida alcoólica ou a sobremesa. Nada que você consuma com moderação vai colocar tudo a perder, basta ter equilíbrio. Escolha um dos três e seja feliz”.

Vai de pizza?
“Não resistiu à tentação e acabou em uma pizzaria? Também não é caso 100% perdido. A primeira coisa a se fazer é evitar rodízios, que assim as quantidades diminuem bastante. Também dê preferência por massas mais finas e sabores menos exagerados, como marguerita e rúcula com tomate seco. Outra dica é não comer as bordas. Pode parecer besteira, mas no saldo final acaba fazendo muita diferença”.

Com informações da Destak Comunicação

15 de março de 2019