Flotilha do Cerrado nas águas da Baía de Todos os Santos

Por Rogério Sampaio

Divulgação

A equipe de vela da Classe Optimist do Iate Clube de Brasília, componente da Flotilha do Cerrado, desembarcou em Salvador(BA) para participar da 44ª edição do Campeonato Norte/Nordeste da Classe que vai ocorrer entre os dias 16 a 23 de dezembro, no Yatch Clube da Bahia.

A Flotilha candanga chega com o intuito de aproveitar a competição como uma preparação para o Campeonato Brasileiro e a Copa Estreante que acontecerão, em janeiro de 2018, também em águas baianas.

Segundo o técnico da equipe do ICB, Rodrigo Mendonça, essa vinda antecipada da equipe é de fundamental importância para garantir um bom nível de participação dos velejadores brasilienses.

“A mudança de ambiente, do Lago Paranoá para o mar, requer um período de adaptação para que a garotada possa conhecer a raia, o regime de ventos e marés preponderantes nessa época do ano em Salvador, colocando-os em condições de competir em pé de igualdade com a maioria dos velejadores já com larga experiência em velejar no mar”, explicou Mendonça.

Ainda segundo o técnico do ICB, o fato de os velejadores de Brasília, em sua maioria, terem pouca experiência marítima é amplamente compensado pelo fato de as condições técnicas exigidas para se velejar no lago Paranoá requerem muitas habilidades dos velejadores.

“O lago possui condições de vento muito peculiares, mudando constantemente de direção e intensidade isso obriga aos velejadores estarem sempre em um nível de concentração e atenção muito altos, sempre em busca das melhores rajadas”, concluiu Mendonça.

15 de dezembro de 2017


1 Comentário

Comentários não permitidos.