Fórum de gestores discute a educação em Planaltina

Líder do GDF na CLDF, deputado Claudio Abrantes (PDT) se reuniu com gestores para debater educação em Planaltina. Foto: assessoria.
O deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) foi o convidado desta sexta-feira (1/3) do Fórum dos Gestores de Educação de Planaltina, organizado pelo coordenador de Educação da cidade, Bento Ribeiro. O encontro foi realizado, pela manhã, na Coordenação Regional de Educação de Planaltina-DF.
Na pauta, vários assuntos relacionados ao ensino e demandas de diretores e coordenadores de colégios da cidade. “Esse momento é uma oportunidade de extremo valor, pois temos aqui reunidos os gestores de praticamente todas as escolas da cidade. Então, podemos de uma vez só, conhecer o trabalho e saber do que precisam”, disse Claudio Abrantes. “Além disso, as carências e dúvidas relativas a uma unidade acabam servindo para outras”, completou o líder do Governo na Câmara Legislativa.
Entre as pautas, uma das mais recorrentes foi relativa ao Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), por meio do qual a Secretaria de Educação promove repasses de verbas para as escolas. Muitas das escolas presentes já tiveram acesso a esses recursos, graças ao deputado Claudio Abrantes. Ele explicou que esse trabalho vai continuar, devendo até mesmo ser ampliado, conforme a necessidade das escolas. “Casos excepcionais, por sua vez, em que o recurso destinado não tenha sido entregue, devem ser apurados com muito rigor. Esse é nosso papel”, alertou o parlamentar.
Outra dúvida levantada foi quanto ao Passe Livre Estudantil. Claudio Abrantes explicou que, de acordo com o projeto de lei a ser votado, os estudantes de escolas públicas terão o benefício garantido em sua integralidade. Bem como bolsistas ou inscritos em programas sociais, como o Bolsa Família. Os estudantes de escolas particulares com renda familiar até quatro salários mínimos, também. “Trabalhamos intensamente pela manutenção do passe livre. As regras do projeto estão sendo expostas com bastante transparência. Agora, casos excepcionais deverão ser relatados via sistema”, explicou.
Diretores das áreas rurais relataram algumas irregularidades no transporte. De acordo com eles, faltam linhas e, em alguns casos, até mesmo ônibus escolares fornecidos pela rede pública. “Vamos apurar ambas as situações. Posso adiantar que já temos reunião marcada com o Transporte Urbano do DF (DFTrans), na qual colocaremos o assunto das linhas”, adiantou Claudio Abrantes.
Com relação à infraestrutura das escolas, o parlamentar elogiou a parceria firmada entre a Novacap e a Secretaria de Educação pela qual são tocadas as obras. “A construção civil não é especialidade da pasta, de modo que deixar esse tipo de trabalho por conta da Novacap é um formato que merece reconhecimento”, destacou.
“Os diretores nunca haviam tido a possibilidade de um debate tão aberto e direto com um parlamentar. Foi uma reunião inovadora. Realizaremos mais fóruns como esse mensalmente”, adiantou o coordenador regional de Educação em Planaltina, Bento Reis. “E eu estou me convidando para as próximas edições”, finalizou Claudio Abrantes.
3 de março de 2019