Já em clima de Carnaval, Brasília terá bloquinhos na rua neste fim de semana

Foliões terão grande leque de blocos neste final de semana. Foto: Leonardo Arruda/Esp. Metrópoles

E chegou o Carnaval. Ainda que não estejamos na data programa para a maior festa do ano, o DIstrito Federal já respira o aval da carne nos quatro cantos do quadradinho. As mais variadas opções de blocos saem às ruas neste fim de semana. Além disso, teremos shows de artistas consagrados no país, como Sorriso Maroto, Belo e Gusttavo Lima. Confere o que teremos de melhor:

Sexta

Às 20h, o Gipsy Jazz Club invade a Cervejaria Criolina, no SOF Sul, para misturar tudo e adicionar bandolim e cavaquinho. O grupo candango também promete chorinho com toques de bonne nuit. Além do grupo, o DJ MAK faz a discotecagem da festa. Também às 20h, em Taguatinga, o bar Isso Aqui é DF promove a Open n’ Roll. A festa terá palco aberto para quem quiser se apresentar, e os músicos Guilherme Machado, Felipe Moreira e Itin puxando o som na casa.

E tem arrasta pé no Guará II. O Forró Xique Xique leva ao restaurante, além de aulas do ritmo e DJs, o grupo Caco de Cuia, que deve subir ao palco às 20h30. Do forró para a eletrônica: às 21h, no Clube do TCU, SCES, a Flip Out reúne grandes atrações da rave em uma festa que terá 10 horas de duração. Os italianos Vini Vici e TERRA comandam as caixas de som do evento.

No Outro Calaf, é a vez do rock. Sensação no cenário nacional, a banda Carne Doce, de Goiânia, apresenta o premiado disco “Tônus”. O evento no Setor Bancário Sul começa a partir das 22h. Para os foliões, folia. Já no último dia útil da semana, diversos blocos do carnaval candango saem às ruas. É o caso do Imagina Lá no Setor Bancário Sul, que sai do SBS na sexta, às 22h, e no sábado, às 20h.

Ali perto, no Setor Comercial Sul, concentra o Bloco Jamaicano, que já rodou pelo centro de Brasília na última sexta, sairá novamente hoje e, na próxima semana, já tem programada nova festa. A partir das 21h rodam os vinis de clássicos do ritmo jamaicano – nas mais variadas vertentes, como Ska, Rocksteady, Roots, Rub-a-Dub, Dancehall e Steppa.

No sábado

A curtição continua por conta dos bloquinhos. O tradicional Suvaco da Asa, há mais de uma década no cronograma carnavalesco da capital, sai da Funarte às 10h. O Bom para Todos, bloco feito por e para autistas e “todas as pessoas que sentem diferente”, concentra no Setor Comercial Sul a partir das 13h. Às 14h, no mesmo local, o meteórico Samba Urgente lança o bloquinho do grupo. Mais tarde, às 21h, tem o pós-festa com o melhor do pagode e do samba.
O Canteiro Central do Setor Comercial Sul vai – de fato – ferver. O bloco Vai com as Profanas toca o melhor da música nacional, e sem deixar de lado a luta por igualdade e justiça social. O Periga Ser também fará sua estreia neste ano, na Parafernalha Cultura, na praça da CNF, em Taguatinga Sul, às 16h.

Para fugir dos bailes de Carnaval, tem pagode anos 90 também. O grupo Sorriso Maroto agita a Fica Combinado, festa realizada no YURB, Setor de Clubes Sul, a partir das 16h. Sem sair do ritmo, a Turma do Pagode e o cantor Belo estremecem a AsCEB, na 904 sul, a partir das 16h. Tem sertanejo também! Gusttavo Lima se apresenta em Valparaíso de Goiás. O evento começa às 17h. Para os funkeiros, MC Marcinho é o convidado da Funk das Antigas para subir ao palco do Galpão Da Cimfel, em Samambaia Sul, às 22h.

No domingo

Para encerrar o fim de semana, nada melhor que… Carnaval. Tem mais folia no domingo, com o Bloco do Eixão, na altura da 112 norte, às 15h comandando a folia na principal via do Plano Piloto. No Canarinho Amarelo, no Entrequadras da 208/408, a atração é o Cabeça do Pimpolho, às 13h, que mistura samba e rock para a alegria dos foliões. É o terceiro ano do grupo no Carnaval candango.

A Praça dos Prazeres, na 201 norte, volta ao circuito carnavelesco com o Maria vai Casoutras. A novidade é que o bloco se divide em dois: das 16h às 17h30, a folia na concentração é dos pequenos com projeto Marias pra criançada. Das 17h30 às 21h, a festa ganha as ruas da Asa Norte.

Também tem festa com o Bloco do Amor, que apresenta seu musical a partir das 13h30, na via S2. Para desacelerar, tem sessão de cinema no Centro Cultural Banco do Brasil. A mostra Scorsese traz 33 produções, sendo exibidos 25 longas-metragens. A homenagem ao diretor vai de domingo a terça-feira (19), sempre às 15h.

15 de fevereiro de 2019