Jaqueline articula parceria entre GDF e setor produtivo para estimular compras públicas de empresas do DF

Edifício-sede da Fibra, SIA, Brasília, DF, Brasil 5/4/2019 Foto: Nilson Carvalho/Sistema Fibra. A deputada distrital Jaqueline Silva (PTB) esteve na Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) na quinta-feira, 4 de abril, para ouvir diretores e técnicos da entidade sobre os entraves ao desenvolvimento do setor. A reunião ocorreu a pedido da parlamentar. Veja a matéria no site da Fibra: https://www.sistemafibra.org.br/fibra/sala-de-imprensa/noticias/1969-deputada-jaqueline-silva-quer-promover-debate-sobre-compras-governamentais

A deputada distrital Jaqueline Silva (PTB) intensificou a agenda de articulações para que o GDF priorize, em suas aquisições de bens e serviços, empresas locais. “Estive com o governador Ibaneis faz uns 10 dias e apresentei uma triste realidade do DF: somente 23% das compras do governo vêm das micro e pequenas empresas, gerando renda, emprego e arrecadação fora daqui”, pondera a deputada.

O governador mostrou interesse pela pauta como alternativa para combater o desemprego, que já chega a 18% na capital. Nessa semana, A deputada reuniu-se com os presidentes da Fecomércio, Francisco Maia, e da Fibra, Jamal Bittar. Com ambas as instituições, foi firmada parceria para mapear os itens produzidos e comerciados por empresas de Brasília e que poderiam ser adquiridos pelo GDF.

Uma primeira mostra acerca do potencial do projeto de compras públicas foi a reimplantação do Cartão Material Escolar (CME): em vez de importar materiais de outros estados, por meio de grandes licitações, o GDF descentralizou as aquisições, com o credenciamento de papelarias nas regiões administrativas. O programa virou lei e tem orçamento previsto de R$ 27,5 milhões em 2019 e vai atender cerca de 70 mil alunos.

Nas discussões, novas propostas foram aventadas para estímulo ao desenvolvimento econômico de diferentes segmentos. Por exemplo: fornecimento de livro didático pelas gráficas do DF; de alimentação a programas sociais pelo comércio/indústria local; e peças do vestuário pelas confecções. Faz parte da agenda também o Sebrae/DF.

 

Com informações da assessoria da deputada Jaqueline Silva

9 de abril de 2019