Jorge Zarif e Guilherme de Almeida conquistam o Mundial 2018 da Classe Star

Por Rogério Sampaio

O campeonato Mundial da Classe Star, a fórmula 1 dos barcos monotipos, realizado em Oxford (EUA), mantendo a tradição, inscreveu em seu panteão de vencedores, mais uma dupla de brasileiros: Jorge Zarif (timoneiro) e Guilherme de Almeida (proeiro) que bateram os donos da casa, franco favoritos, por conhecerem a raia e possuírem a maior flotilha.

O segundo lugar, ficou com a dupla norueguesa  Eivind Melleby e Joshua Revkin. Já o terceiro lugar também trouxe outra grande notícia para o Brasil com a conquista de Arthur Lopes, fazendo a proa do lendário norte-americano, Paul Cayard.

O campeonato também trouxe outros resultados expressivos para os velejadores brazucas como a 7ª colocação obtida por Pedro Toucher, na proa do americano Tomas Hornos; do 13º lugar de Bruno Prada (que também já foi campeão mundial) na proa de outro americano, Augie Diaz, além do 39º lugar de Manolo Bunge, na proa do americano Kem Woods.

O campeonato contou com a participação de 60 barcos na raia (120 velejadores) e a vela brasileira, demonstrou, uma vez mais, sua força e técnica apuradíssimas! Bons ventos a todos!

 (*) Com a colaboração de Ricardo Ermell

14 de outubro de 2018