Jorge Zarif termina evento-teste para Tóquio em 4º lugar na Classe Finn

Por Rogério Sampaio

From 9 to 16 September 2018, the Tokyo 2020 Olympic Sailing Competition venue in Enoshima, Japan, will host sailors for the first event of the 2019 World Cup Series. More than 450 sailors from 45 nations will race in the 10 Olympic events. ©PEDRO MARTINEZ/SAILING ENERGY/WORLD SAILING 11 September, 2018.

A Equipe Brasileira de Vela encerrou neste domingo, dia 16, sua participação no primeiro evento-teste para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na raia de Enoshima, no Japão. No último dia de competição, a expectativa era pela regata da medalha da classe Finn, com Jorge Zarif em busca de mais um pódio. Mas a prova foi cancelada pelas más condições do clima e o velejador brasileiro terminou em quarto lugar, com 43 pontos perdidos.

O evento-teste em Enoshima também foi válido como primeira etapa da temporada 2018/2019 da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela), e o Brasil conquistou uma medalha de ouro na última sexta-feira, com Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX.

Na Finn, a disputa foi muito equilibrada durante toda a semana. Jorge Zarif se manteve sempre no pelotão da frente, brigando entre os cinco primeiros — entre eles o atual campeão olímpico Giles Scott, da Grã-Bretanha, que acabou com a medalha de prata. O ouro ficou com o holandês Nicholas Heiner (32,80 p.p.)

O próximo compromisso dos velejadores brasileiros será a disputa da Copa Brasil de Vela em Florianópolis, a partir de 18 de novembro. É o principal campeonato de classes olímpicas do país e vale como seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela para 2019.

 

Resultados completos do evento-teste: http://sailing.org/worldcup/results/index.php

Mais informações: https://wcs-enoshima.org/

Fonte: CBVela

 

21 de setembro de 2018