No ano novo não faça dieta, mude sua alimentação

Por Luciana Battella

Ano-Novo vida nova. Nada melhor que começar o ano com algumas pequenas mudanças que podem trazer grandes melhoras em sua saúde e qualidade de vida. Veja algumas sugestões:

  1. Não faça dieta, mude sua alimentação, procure aprender a comer, faça uma reeducação alimentar. Dietas têm começo, meio e fim, e você precisa ser saudável e ter qualidade de vida durante o ano todo.
  2. Inclua em seu desjejum alimentos fontes de proteína e gorduras boas. Ovos, omeletes, panquecas, atum, sardinha, coco, abacate são boas opções. Proteínas e gorduras são importantes na saciedade, na produção de energia e funcionam como precursores de várias substâncias benéficas ao metabolismo.
  3. Caso você seja muito resistente a mudanças, procure incluir pitadas de saúde durante o dia e vá modificando seus hábitos aos poucos, como, por exemplo, retire o miolo do pão e inclua uma colher de sopa de aveia dentro do pão, isso não alterará significativamente o sabor, mas reduzirá o índice glicêmico e melhorará o valor nutricional de sua refeição.
  4. Faça dois lanches intermediários com fruta (no meio da manhã e no meio da tarde) e associe uma fibra (chia, linhaça, psyllium, aveia) ou gordura saudável como coco, castanhas e sementes de girassol e abóbora. Associar fibra ou gordura boa ajudará a controlar a entrada do açúcar no sangue.
  5. Polvilhe canela nas frutas, além de ajudar a insulina (hormônio que promove a entrada do açúcar que está no sangue para dentro da célula) a funcionar melhor, é um alimento termogênico. Excesso de açúcar no sangue predispõe produção de substâncias inflamatórias.
  6. Comece o almoço e o jantar com um prato grande de salada. Use vegetais coloridos. Isso enriquecerá sua alimentação em fontes de vitaminas, minerais e fitoquímicos, aumentará o aporte de fibras da refeição melhorando a saciedade e o índice glicêmico. Jogue uma colher de sopa de sementes de girassol, gergelim e abóbora sobre a salada, pois são excelentes fontes de magnésio, ferro, zinco, selênio.
  7. Use um azeite flavorizado com açafrão (anti-inflamatório), pimenta do reino (ajudará o açafrão a ser absorvido), alho (anti-inflamatório e melhora imunidade), alecrim (bactericida, fungicida e estimula produção de enzimas digestivas) para temperar sua salada ou até para uma refoga rápida.

Receita:

  • 250 ml de azeite extra virgem;
  • 1 colher de chá de açafrão da terra (cúrcuma);
  • 2 grãos de pimenta do reino inteiros;
  • 1 dente de alho fatiado;
  • 1 colher de chá ou uma rama de alecrim.

Deixe curtir por 2 dias.

  1. Substitua o sal comum por gersal (gergelim levemente torrado e batido com sal) em algumas receitas, como para preparar o arroz ou feijão ou legumes refogados. Gergelim possui cálcio e é um excelente antioxidante. A sesamina e a sesamolina são substâncias presentes nesse alimento e que ajudam na função cardíaca, no sistema imune e são antioxidantes.
  2. Coma devagar e mastigue bastante. O estômago não tem dentes! A digestão inicia-se na boca e precisamos do processo digestivo muito bem feito para conseguirmos absorver os nutrientes presentes nos alimentos. Além disso, a mastigação estimula a saciedade!
  3. Evite líquidos junto ao almoço e jantar, pois o líquido diluirá as enzimas digestivas provocando uma má digestão e baixa absorção de nutrientes da refeição. Você NÃO é o que come! Somos o que comemos, digerimos, absorvemos, metabolizamos e excretamos.
  4. Beba bastante água! Água ajuda a emagrecer, pois é meio de excreção de toxinas! Corpo desintoxicado funciona melhor!
  5. Sono é fundamental. Programe dormir 8 horas. Alguns chás como de camomila (Matricaria camomila), melissa (Melissa officinalis) ou mulungu (Erithrina Mulungu) podem te ajudar a melhorar a qualidade do sono.
  6. Invista em sua saúde! Seja feliz! Faça exercícios, cuide de sua alimentação, do seu corpo, mas não se esqueça de cuidar de sua mente e de seu espírito! Decida ser feliz! Felicidade é uma decisão!

 

2 de Janeiro de 2018


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*