O melhor antídoto contra a tristeza

Por LP Machado

Nesse artigo me proponho a trazer algo simples e que pode revolucionar seus resultados. Em meu trabalho como coach tenho lidado com muitos casos de depressão, tristeza profunda, falta de ânimo, falta de motivação pra viver, pessoas que deixaram de sonhar ou não entendem qual o seu propósito de viver. É muito chocante esse quadro doentio em que se encontram grande parte das pessoas hoje em dia.

Ao longo de mais de 4 mil horas atuando como treinador de pessoas, utilizando ferramentas científicas com grandes e duradouros resultados para que elas alcancem a sua melhor versão e atinjam os seus maiores sonhos, percebi que o mais poderoso antídoto contra a tristeza, bem como outros sentimentos tóxicos – como raiva, injustiça, mágoa, inveja etc. -, é a GRATIDÃO.

A GRATIDÃO é poderosa! Ela tem o poder de dissipar os mais terríveis sentimentos e transformar uma vida sem propósitos em uma vida plena e abundante.

Importante salientar, no entanto, que me refiro à VERDADEIRA GRATIDÃO, e não ao que as pessoas costumam achar que é gratidão. Explico. Quando alguém me fala que é grato a alguém eu pergunto: como? Normalmente a resposta refere-se apenas a um sentimento, e não a uma comunicação clara com atos e palavras. E quando há o sentimento, mas não há a comunicação, esse sentimento pode ser facilmente mudado diante das circunstâncias. Esse é um dos maiores problemas que tenho percebido na vida das pessoas inconstantes: elas deixam passivamente seus sentimentos ditarem seus resultados. Uma hora estão bem e logo em seguida estão mal. Um dia acordam bem e o outro dia mal. Isso porque são reféns de seus próprios sentimentos. E sentimentos ruins sempre trazem resultados ruins às nossas vidas.

No caso da VERDADEIRA GRATIDÃO, ela é expressa de forma clara e entusiasmada com atos e palavras. E, quando essa comunicação acontece, ela é tão poderosa que muda o foco do negativo para o positivo. E tudo o que focamos acaba se tornando um sentimento dentro de nós. Se focamos no negativo o sentimento que surge é negativo e se focamos no positivo o sentimento é positivo. A VERDADEIRA GRATIDÃO é a mais poderosa comunicação positiva e
que é derivada de um AMOR VERDADEIRO. É a expressão plena desse amor. A VERDADEIRA GRATIDÃO é capaz de dissipar, por exemplo, em pouco tempo um sentimento de injustiça.

Digo isso por experiência própria, pois tudo o que eu estudo aplico, quando possível, primeiramente em mim. Há alguns anos passei por uma situação em que um grande sentimento de injustiça estava tomando conta dos meus pensamentos. Isso estava quase me adoecendo. Fiquei perto de quinze dias cultivando esse sentimento tóxico, alimentado também por outras pessoas de meu convívio. Até que decidi aniquilar esse sentimento de uma
vez por todas, pois já estava vendo as péssimas consequências que isso iria trazer a mim, minha família e meus sonhos. Decidi então aplicar de forma intensa o antídoto mais poderoso contra esse sentimento destruidor: a VERDADEIRA GRATIDÃO. Foi aí que comecei a manifestar a minha verdadeira gratidão por quem eu estava me sentindo injustiçado. Foi praticamente imediata a minha cura! A partir do momento em que comecei a pensar no que eu tinha para agradecer em relação àquela pessoa (e era muita coisa!!!), o sentimento começou a mudar
dentro de mim, trazendo alegria, paz, harmonia. E essa comunicação é tão poderosa que nos
leva a agir, servindo àquele que normalmente seria alvo de um ataque.

A partir daí, percebi que eu tinha tantas outras coisas para agradecer e que não estava efetivamente agradecendo, por mais que me sentisse grato. Comecei então a manifestar mais intensamente essa gratidão e muitas portas começaram a se abrir pra mim. Essa VERDADEIRA GRATIDÃO tem sido hoje como um estilo de vida. Quanto mais agradeço de forma clara e intensa, mais sirvo. E quanto mais sirvo, mais prospero (vide artigo já publicado aqui: Servir como Estilo de Vida Abundante).

E você? Quer prosperar? Quer ter verdadeiramente um estilo de vida abundante?

Se sim, aí vão algumas dicas para usar no seu dia a dia, para treinar a VERDADEIRA GRATIDÃO:

  • Ao acordar agradeça a Deus por mais um lindo dia de vida. Faça isso com intensidade!
  • Indo para o trabalho profira 40 motivos de gratidão. No começo pode ser desafiador, então comece com quantos conseguir até chegar aos 40 ou mais.
  • Chegando em qualquer lugar, procure os pontos positivos e agradeça, com um sorriso no rosto.
  • Se for comprar algo em uma loja, não reclame do preço ou do atendimento. Ao invés disso, reconheça que aquela loja está ali pra lhe servir (e não pra ganhar o seu dinheiro, como muitos pensam). Mesmo que não seja o melhor preço e atendimento, você teve uma comodidade e uma opção de adquirir ou não aquele produto ou
    serviço. Então: agradeça sempre!!! Se achar conveniente e proveitoso, dê uma sugestão de melhoria, com a intenção de servir, e não de criticar.
  • Na rua, se alguém lhe oferecer algo, tal como um panfleto, guardar o seu carro, engraxar seu sapato, vender um pano de prato ou até mesmo CD pirata, agradeça! Ele está lhe dando uma opção, uma oportunidade. Você não é obrigado a nada!
  • Quando passar por uma situação complicada, agradeça, pois existe sempre um aprendizado por traz dessas provações.
  • Caso se sinta injustiçado por qualquer pessoa, perceba que existe algo para você agradecê-la. Sempre tem! E manifeste essa gratidão de forma verdadeira!
  • Ao se entristecer por alguma razão, comece a agradecer, primeiramente a Deus, que criou você a sua imagem e semelhança, depois a tudo o que Ele colocou a sua disposição, pelas pessoas que você conheceu, pelas oportunidades que você teve, pelos recursos que fazem você viver melhor.
  • Agradeça pela água encanada, pelo sabonete, pela luz, pela tecnologia que facilita a sua vida, pela internet, pelo WhatsApp, pelo Waze, celular etc.

Faça esses exercícios diariamente e colha frutos incríveis! E compartilhe aqui os seus ganhos!

Agora, analise a sua vida e perceba se tem praticado a VERDADEIRA GRATIDÃO. Seja o mais sincero possível, pois o ponto da mudança é o conhecimento. Traga essa luz pra sua vida e pratique isso!

Tenho certeza de que viverá melhor, com mais alegria, mais plenitude, mais prosperidade e servirá mais às pessoas!!!

Um beijo no coração!!!

Deus é bom!

View post on imgur.com

27 de julho de 2017


3 Comentário

  1. Eu sou imensamente grata a Deus por ter me colocado as pessoas certas, cheias de amor, para me resgatar em momentos em que me perdi, como o meu marido. Sou grata a minha família e a Meiri que trabalha em casa, todos presentes de Deus!

  2. Maravilhoso o artigo! Minha vida está em constante alegria desde que iniciei o exercício da gratidão e nele estão incluídas as difíceis experiências e os turbulentos relacionamentos pelos quais passei e tenho passado, pois ajudaram a tornar minha vida mais leve e cheia de alegria.
    Grata pela rica leitura!

  3. Meu amigo simplesmente abençoadas palavras. Sua excelência tem trazido conhecimento e paz, não só a munha pessoa, mas das que me rodeam. Muita gratidão por sua perseverança. Como bem colocado por você , é um processo que necessita da verdade e da ação no dia a dia. Que Deus me cinceda a graça do meu primeiro sorriso do dia trazer esperança para os que estão a minha volta ou apenad cruzarem o meu caminho. Parabéns LP show de texto.

Comentários não permitidos.