O melhor caminho para driblar o desemprego

Em tempos de crise econômica como o que o Brasil atravessa nos últimos  anos, um dos principais penalizados são os trabalhadores,  pela baixa oferta de emprego no mercado.  Sofrem mais ainda aqueles com pouca  qualificação profissional.

A concorrência acirrada no mercado de trabalho  faz com aqueles que se qualificam profissionalmente levem vantagem sobre os demais. Pesquisas recentes mostram que mais de 90 por cento dos brasileiros acreditam que o ensino técnico acelera a entrada – ou o retorno – ao mercado de trabalho.

Outros estudos  também apontam um campo maior para profissionais com nível técnico em relação àqueles com formação universitária. Carlos Alberto Ramos,  professor de Economia da UnB e pós-doutor pela Universidade de Paris, tem a explicação: É natural que a demanda seja diferente em função da natureza dos postos de trabalho. O técnico é uma pessoa que tem uma formação específica, enquanto o bacharel é um generalista. É uma tendência geral”.

 

DICA DE ESPECIALISTA

O Senac é  uma referência em qualificação para o trabalho no Brasil. Por isso, o Extrapauta fez algumas perguntas a especialistas da entidade.  Afinal, quais as vantagens de se dedicar a um curso técnico? Conciliando teoria e prática para atender às necessidades do mercado, a educação profissional de nível técnico garante o desenvolvimento de competências fundamentais para que os alunos se transformem em profissionais de qualidade em suas futuras áreas de atuação, com um ótimo potencial de empregabilidade.

Cinco vantagens do curso técnico:

1) Menor duração

Os cursos técnicos costumam ser mais curtos do que a maior parte dos cursos de graduação. Por isso a opção é interessante para quem tem pressa de ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

2) Foco na profissionalização

Como o foco é qualificar o aluno para desempenhar uma profissão, o curso técnico tem um caráter prático muito grande. Nele você aprende fazendo e sai preparado para os desafios da sua profissão.

3) Mais chances de emprego

Há uma carência de profissionais de nível técnico no Brasil, o que aumenta as oportunidades para quem opta por essa modalidade. Uma pesquisa do Senac mostrou que 84% dos alunos de seus cursos técnicos foram inseridos no mercado logo após a conclusão da capacitação.

4) Salários mais altos

Com um curso técnico você pode também ganhar mais. Segundo estudo encomendado pela Confederação Nacional da Indústria, um diploma técnico aumenta a renda do trabalhador em até 24%.

5) Você mais perto da universidade

Com mais oportunidades de emprego e salários mais altos, a chance de você ter condições de emendar um curso de graduação e entrar na tão sonhada universidade também cresce. É só planejar!

ONDE ENCONTRAR

Para disseminar conhecimentos por todo o Distrito Federal, a instituição possui Centros de Educação Profissional (CEPs) instalados no Plano Piloto e nas regiões administrativas com mais demanda de alunos, como Taguatinga, Ceilândia, Gama e Sobradinho. Nas demais regiões, os alunos podem ser atendidos por meio do Senac Ações Móveis (carretas-escolas) e também nos Espaços Senac (locais cedidos por meio de parcerias para realização de cursos). A estrutura física do Senac-DF é composta pela Sede, Subsede, nove centros de educação profissional, uma faculdade, cinco restaurantes-escola, seis bibliotecas, uma editora e uma livraria. Dessa forma, o Senac-DF se faz presente no dia-a-dia da população e se consolida como uma das principais instituições na oferta de Educação Profissional.

Os cursos receberam credenciamento do Ministério da Educação com nota máxima. Em 2007, com a inauguração da Faculdade de Tecnologia Senac-DF, disponibilizou também cursos de graduação tecnológica e pós-graduação na modalidade presencial. A instituição oferece mais de 300 cursos nos níveis básico, técnico e tecnológico, disponibilizados para a sociedade em forma de rodízio. A cada trimestre, novos cursos são incorporados. As áreas de atuação são: artes, comércio, comunicação, gestão, idiomas, imagem pessoal, informática, saúde e turismo e hospitalidade.

Faculdade

Atualmente, com mais de 1,5 mil alunos em sala de aula, a Faculdade de Tecnologia Senac-DF oferece cinco cursos de graduação – Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão Comercial; Gestão em Recursos Humanos e Marketing, além de oito cursos de pós-graduação:  Negócios Imobiliários; BD e Business Inteligence; Gestão de Pessoas; Gestão de Projetos; Gestão Empreendedora de Negócios; Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos; Governança em Tecnologia da Informação; Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa, Docência do Ensino Superior;  Plano de Saúde  e  cursos de extensão em diversas áreas.

21 de setembro de 2017