O Plano de 90 Dias das atividades físicas

Por André Pontes

Olá pessoal! Tantas dúvidas aparecem a respeito de atividade física, seus benefícios e consequências positivas que essa semana, como bom professor, resolvi aplicar a didática aqui também. Então, antes de nos aprofundarmos mais em outros assuntos, vamos fazer uma revisão do que já discutimos anteriormente e traçar o que chamo de Plano de 90 Dias. Isso funciona para uma infinidade de objetivos e é comum usarmos esses planos também para resultados físicos. Quero expor as informações para que você as use de forma conectada e aplique-as dia após dia.

Todos os assuntos estão interligados e nossos resultados são muito mais evidentes quando aplicamos a coisa certa na hora certa, o que é um estímulo e tanto quando já estamos cansados de tentar de tudo e nada dar certo de forma definitiva. Para traçar um plano para o verão (sim, ainda dá tempo!), você vai precisar colocar em prática novos hábitos que, aos poucos, se tornarão parte da sua vida. Então vamos relembrar os pontos mais importantes:

  • Seus resultados dependem da maneira como você pensa.

Só o fato de você estar buscando mais informações a respeito do assunto já nos permite detectar algum interesse em relação à mudança de atitude. Começar e parar não pode mais acontecer. Atividade física regular significa saúde e qualidade de vida. Você precisa dela (coluna de 20 de agosto de 2017). Em algumas poucas semanas você entenderá que a parte estética é só mais um motivo para continuar, e que o verdadeiro valor são os ganhos em saúde e qualidade de vida. Escolha uma atividade física direcionada para sua diversão e autoimagem, que inclua a convivência com pessoas que entendem suas dificuldades, mas que, de alguma forma, encontraram uma maneira de superá-las e você acaba se identificando com elas.

  • Mantenha a regularidade. Esteja ativo, pratique no mínimo, 4 vezes por semana.

Para isso você precisa escolher algo que goste, e os resultados ajudam a gostar. Seja paciente o suficiente para aguardar o final das primeiras 4 semanas, quando os resultados estarão mais visíveis. Lembre-se que suas roupas podem dar mais sinais de melhorias do que a balança. Direcione seus pensamentos para o objetivo várias vezes ao dia para evitar deslizes e, depois de chegar onde quer, nem mesmo deslizes mudarão seu resultado.

  • Beba água! Muita água!

Na coluna de 19 de setembro expliquei que o corpo só metaboliza gordura de forma eficiente se bem hidratado. Não entendeu o que uma coisa tem a ver com a outra? Leia o artigo completo. Mas para fazer curta uma história longa, a queima eficiente da gordura e o bom funcionamento dos músculos dependem do nível adequado de hidratação.

  • Treine forte, mas na medida certa para a sua individualidade.

Em 26 de setembro expliquei que se você quer metabolizar gordura, não treine nas zonas de queima de gordura, treine nas zonas de condicionamento cardiorrespiratório!  Existem treinos que chamamos tensionais (musculação e crossofit são exemplos) e treinos aeróbios (bicicleta, corrida, natação, etc). Ambos são necessários e um tipo ajuda o outro a potencializar os resultados finais dentro de uma periodização definida previamente. Respeite os limites do seu corpo, especialmente se estiver iniciando, mas lembre-se que adaptações acontecem rapidamente e você precisará estar atento e disposto a evoluir tão rápido quanto possível.

  • Suas roupas são mais importantes do que a balança.

Em 2 de outubro eu expliquei que peso e composição corporal são duas coisas completamente diferentes, e seu visual e saúde podem, inclusive, ser completamente diferentes com o mesmo peso. Eu disse também que você pode ganhar dos dois lados – aumentando massa muscular consumidora de energia e diminuindo massa gordurosa acumuladora de energia, e ainda assim seu peso permanecer inalterado.

Aumentam as informações e já temos condições de começar a construir um entendimento a respeito de atividades físicas que proporcionam resultados. É como uma pintura na qual as cores se misturam e visualizamos o final como algo grandioso, mas nesse caso as informações aplicadas são as cores que se misturam de forma harmônica e te permitem chegar aonde quer.

Mens sana in corpore sano! Até a próxima!

11 de outubro de 2017