Pare, senão você vai adoecer!

Por LP Machado

O estresse é considerado hoje um dos piores males da humanidade. É o causador de uma série de doenças e pode até levar à morte. No Japão existe até um termo para designar a morte por excesso de trabalho: karoshi.

Como evitar as consequências desse mal em sua vida?

Parando! Isso mesmo! Parando.

Nosso dia é composto por ciclos intercalados de alta intensidade e baixa intensidade de atenção. Isso faz parte da natureza humana. O problema é que as pessoas, geralmente devido à necessidade constante de uma altíssima produtividade, não se atentam a esses ciclos.

Ocorre que as pessoas forçam uma alta performance sem respeitar a necessidade de pausa entre dois ciclos de alta intensidade de atenção. Nesse sentido, é comum até a ingestão de cafeína ou outros estimulantes para aumentar o rendimento, tornando a intensidade ainda mais acentuada. Manter um ritmo de vida assim aumenta o risco de doenças que obriguem tais pessoas a parar e, se não respeitarem isso, a próxima parada pode ser a própria morte! Acredito que não é isso que você quer. Certo?

O Ritmo de Performance Ultradiano mostra claramente que a cada 90 minutos o corpo e a mente necessitam de um pequeno período para assimilar o aprendizado e voltar à alta performance. O ciclo começa na Excitação (interesse), passa pela Atenção Plena e depois começa a fase do Estresse (positivo). Esse é o estresse necessário para o crescimento (assim como um músculo que precisa sofrer micro lesões para crescer) e dura 90 minutos. Após isso o organismo pede por um período de 20 minutos sob baixa intensidade (Resposta de Cura Ultradiana) para, só então, iniciar um novo ciclo de alta intensidade com qualidade e saúde física e mental.

Leia mais: Alimentação pode ser combustível ou remédio contra estresse

Talvez você esteja aí se perguntando como fazer isso nessa correria louca do dia-a-dia. Para você que fez essa pergunta deixo uma dica poderosa que, se colocada em prática, vai impactar positivamente na qualidade da sua performance e também da sua saúde.

=> Toda vez que você sentir cansaço, físico ou mental, faça o seguinte: Vá ao banheiro!

Simples assim. Faça uma pausa e vá ao banheiro. O simples fato de ir ao banheiro já tira você do ambiente de atividade intensa. Ao caminhar em direção ao banheiro, sorria. Isso! Caminhe sorrindo para você mesmo e para as pessoas que encontrar nesse percurso. Chegando lá entre numa cabine e, fazendo ou não suas necessidades fisiológicas, feche os seus olhos por alguns minutos e lembre-se de imagens maravilhosas que você já viveu ou que você ainda vai viver. Pense nas pessoas que são mais importantes pra você (mãe, pai, cônjuge, filhos, grandes amigos) e os momentos incríveis que passaram juntos e/ou que ainda vão passar. Pense em como você tem sorte. Caso tenha algum desafio futuro imagine-se vitorioso e as consequências dessa conquista. Faça isso com um leve sorriso no rosto e, só então, retorne para as suas atividades.

Me dê o seu feedback depois! Tenho certeza de que sua performance aumentará grandiosamente e que a sua saúde agradecerá. Escolha viver uma vida abundante. Você pode! Você merece!

14 de agosto de 2017


3 Comentário

  1. Grande verdade!!! Tenho o hábito de ir tomar um café, já me dá um bom resultado… Mas não sabia do grande benefício.
    Obrigada, pelas dicas edificantes.

  2. Nossa!! Eu já tinha ideia de sair para descansar a mente, mas o estado de visualizar imagens agradáveis nunca tinha passado pela minha cabeça. Muito obrigada!! Super vou aplicar na minha rotina. Foi importante também você falar dos picos de 90 min. Obrigada pela sua dedicação!! Abração!!

  3. Na minha profissão esses intervalos protegem minha visão e coluna. Todo dentista deve ter essa pausa para ter mais longevidade profissional. Grata amigo!

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