Parque da Cidade ganha a primeira estação de exercícios adaptada

A partir desse sábado, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek contará uma estação de ginástica ao ar livre para pessoas com deficiência

Por Rogério Sampaio

O ponto de encontro mais popular entre os praticantes de atividades físicas de Brasília ganhou a primeira estação de ginástica ao ar livre gratuita para pessoas com deficiência. Neste sábado (15), foi inaugurada a estação adaptada do MUDE (mobiliários urbanos desportivos), próximo ao estacionamento 13 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

A iniciativa movimentou a manhã do local, com direito a uma mesa de café da manhã, DJs e aulão de crossfit. Após a solenidade de abertura, os presentes foram conduzidos ao novo espaço do Parque destinado à prática esportiva. O local foi revitalizado, com piso emborrachado, calçamento com acessibilidade e conjuntos de mesa e banco.

“A prática esportiva proporciona a socialização entre as pessoas com deficiência.  Essa iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática saudável de atividades físicas aos frequentadores do nosso Parque, sendo uma opção de equipamento disponível para a população com deficiência”, avalia o secretário de Turismo, Jaime Recena.

Periodicamente, um furgão totalmente equipado estacionará na área revitalizada para oferecer aulas gratuitas de treinamento funcional. Tanto os horários quanto as marcações poderão ser conferidas pelo aplicativo do MUDE. As aulas ministradas por profissionais especializados incluem pessoas com deficiência.

A iniciativa promovida pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, em parceria com a iniciativa privada, para a colocação do MUDE (mobiliários urbanos desportivos), está sendo estendida para outras regiões administrativas do Distrito Federal, sendo 40 estações de exercícios instaladas com a manutenção incluída.

O total de seis estações adaptadas serão instaladas em outros locais a serem definidos. Patrocinado pela iniciativa privada, não há investimento financeiro do governo local nas instalações.

 Saiba Mais

Os equipamentos em aço inox permitem a prática de alongamento e ginástica, com foco no design, durabilidade e funcionalidade. Resistentes e próprios para reduzirem a absorção do calor, são destinados para academias ao ar livre. Com mais de 60 instalações públicas espalhadas pelo País, o conceito leva saúde e qualidade de vida para mais de 200 mil pessoas.

Extrapauta com informações da Secretaria de Turismo do DF

17 de julho de 2017