PCDF: edital para 300 vagas de escrivão é esperado em novembro

Contrato com a banca examinadora foi assinado e será divulgado no Diário Oficial do DF nos próximos dias

O edital de abertura do concurso que vai preencher as 300 vagas para escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deve ser publicado em meados de novembro. A banca organizadora foi contratada, segundo informações de movimentação do processo eletrônico da corporação. O extrato vai ser divulgado no Diário Oficial do DF (DODF) nos próximos dias.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) é o mais cotado para assumir o processo seletivo e recebeu aval do Tribunal de Contas do DF (TCDF). Conforme o projeto básico, após a contratação da organizadora, são 15 dias para publicação do primeiro edital e 100 dias para aplicação das provas objetiva e discursiva — primeiras etapas do concurso. Ou seja, os concurseiros terão até fevereiro para se preparar.

Dois motivos principais são apontados como razões para os atrasos: a intenção de promover as seleções em conjunto, paralelamente, e a mobilização do governador Ibaneis Rocha em equiparar a remuneração da PCDF à da Polícia Federal.

A proposta, até então, era promover um reajuste de 37% nos salários dos policiais civis, sendo 10% em 2019, 13% em 2020 e 14% em 2021, com impacto de R$ 600 milhões. As negociações com o ministro da Economia, Paulo Guedes, perderam forças com a priorização da reforma da Previdência.

 

Com informações do Metrópoles

28 de outubro de 2019