Redução de velocidade em via do Lago Norte começa em 28 de novembro

Em 28 de novembro, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) reduzirá para 60 quilômetros por hora o limite de velocidade permitido para a Estrada Parque Península Norte (EPPN). Antes disso, o governo alterará a sinalização da área. A velocidade máxima permitida atualmente é de 70 quilômetros por hora.

A medida é fruto de estudos feitos desde o ano passado, que mostram o aumento do número de ciclistas e pedestres nas vias. “A convivência entre motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas deve ser cada vez mais harmônica para que nós continuemos resgatando os princípios da paz e da cidadania no trânsito”, avalia o diretor-geral do DER-DF, Henrique Luduvice.

De acordo com ele, esse processo deverá ocorrer em outras regiões do Distrito Federal. No caso do Lago Norte, a proposta foi levantada por moradores em audiência pública.

“É preciso registrar que, na época do programa Paz no Trânsito, entre 1985 e 1998, houve essa redução em comum acordo com os moradores da região”, lembra Luduvice.

Neste domingo (19), em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, serão anunciadas oficialmente a nova sinalização da ciclovia e a redução da velocidade máxima. “Os estudos apontam para a importância de transformar o trânsito na EPTN em um trânsito mais humano”, diz o diretor-geral.

Com a redução, o departamento espera diminuir ainda mais o número de acidentes no DF. De janeiro a 5 de novembro, o órgão registrou 114 mortes no trânsito a menos que no mesmo período do ano passado. Foram 332 óbitos em 2016 e 218 neste ano.

 Fonte: Agência Brasília
20 de novembro de 2017