Saiba o que abre e o que fecha no feriado de 12 de outubro

Neste sábado (12) é feriado nacional, Dia de Nossa Senhora Aparecida – e, também, Dia das Crianças –, e, com isso, parte dos serviços públicos do DF, pontos turísticos e equipamentos culturais terão horário diferenciado de funcionamento.

Confira o que abre e o que fecha antes de sair de casa:

Shopping centers e supermercados funcionarão normalmente, segundo a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio). Bares e restaurantes também estão preparados para receber a população em horário regular. No comércio, as farmácias que não estiverem em regime de plantão também poderão abrir suas portas.

Os hospitais regionais, o Samu e as Upas também funcionam normalmente. Já o Hemocentro e as unidades básicas de saúde (UBS) estarão fechados, inclusive aquelas que usualmente funcionam aos sábados.

Quem queria aproveitar o dia para buscar os serviços oferecidos pelo Na Hora vai ter que esperar um pouco mais. Neste sábado, todas as unidades estarão fechadas e só voltam a funcionar na segunda-feira, a partir das 7h30.

Os 14 restaurantes comunitários também estarão fechados neste feriado. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, os estabelecimentos voltam a servir as refeições (no valor de R$ 1), a partir de segunda (14), de 11h às 14h.

O transporte coletivo sofrerá alterações para ampliar a oferta à população. Segundo a Secretaria de Mobilidade, os ônibus vão circular com a escala comum de sábado e não de feriado. O que significa que 60% da frota estará em operação. E não 40%, como ocorre nos feriados.

Já a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai disponibilizar os trens em horário semanal rotineiro, das 5h30 às 23h30.

Programação especial
Mesmo dia em que se comemora o Dia das Crianças, o sábado está repleto de atrações culturais e diversão para a criançada. O Jardim Zoológico abre normalmente, de 8h30 às 17h, com programação especial.

Quem quiser contemplar a natureza poderá desfrutar de momentos especiais em qualquer um dos parques ecológicos do Brasília Ambiental, que funcionarão normalmente. Outra opção é o Jardim Botânico, que abrirá os portões para receber as famílias em horário usual, de 9h às 17h.

A tradicional feira de sábado na Ceasa-DF também está garantida. O Mercado Livre do Produtor (Ceasa-DF) vai funcionar como o habitual, de 5h às 14h.

Cultura
A Secretaria de Cultura informa que a Biblioteca Pública de Brasília e o Centro de Dança estarão fechados entre esta sexta-feira (11) até o domingo (13) para dedetização. Os dois espaços voltam a atender o público a partir de segunda-feira (14).

Já o Centro Cultural de Planaltina e o Espaço Cultural Renato Russo (W3 Sul) estão abertos com programações especiais.

A Biblioteca Nacional de Brasília abre sábado e domingo de 8h às 14h. Já a Casa do Cantador funciona no sábado, de 8h às 23h, e estará fechada no domingo.

O Centro Cultural Três Poderes – funcionamento normal nos dois dias, de 9h às 18h. O Cine Brasília tem programação normal, confira aqui. O Complexo Cultural Samambaia: sábado e domingo aberto de 8h às 20h.

O Memorial dos Povos Indígenas funciona no fim de semana, de 10h às 17h. E o Museu Vivo da Memória Candanga terá funcionamento normal, de 9h às 17h.

Por fim, o Museu Nacional da República estará aberto à visitação das 9h às 18h30. E o Museu do Catetinho,  de 9h às 17h.

Segurança
Para garantir a festa em paz, a Secretaria de Segurança informa que todas delegacias do Distrito Federal estarão funcionando 24 horas ininterruptamente. Entram, também, no mesmo regime de plantão, três especializadas: Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e DCA II).

Para controlar o trânsito, o Detran-DF e o DER-DF vão trabalhar em esquema de plantão de fiscalização e ações educativas. Os três centros de atendimento ao Turista (CATs) localizados na Praça dos Três Poderes e nos setores hoteleiros Sul e Norte, funcionarão normalmente, de 9h às 18h.

 

Com informações da Agência Brasília

11 de outubro de 2019


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*