Sessão solene comemora o Dia do Perito Papiloscopista

A homenagem foi proposta pelo deputado Cláudio Abrantes

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na manhã desta sexta-feira (14), sessão solene para celebrar o Dia do Perito Papiloscopista, comemorado em 5 de fevereiro. O evento, que ocorreu no Clube Naval de Brasília, foi uma iniciativa do deputado Claudio Abrantes (PDT).

A papiloscopia é a ciência forense responsável pelo estudo e elaboração de técnicas de identificação através das papilas dérmicas humanas, difere-se da investigação forense, cuja atuação é mais geral, ao focar na análise específica de impressões deixadas pelas mãos e pés. Essa ciência é subdividida em outras áreas, ainda mais específicas, como a datiloscopia, que estuda impressões digitais; a quiroscopia, que estuda a as impressões das palmas das mãos e a podoscopia, que tem as impressões deixadas pelas plantas dos pés como objeto de estudo.

A data comemorativa foi estabelecida há 117 anos pelo Decreto 4.764 de 1903, que instituiu nacionalmente o Dia do Perito Papiloscopista, comemorado até hoje. Para Abrantes, é essencial homenagear a profissão e o importante papel que desempenha para a Justiça brasileira, porém além disso, é necessário investir na qualificação desses profissionais: “o fortalecimento da prova técnica papiloscópica, dever do Estado, é de interesse público, com vistas a evitar eventuais falhas e assegurar a garantia dos Direitos Humanos, no contexto do devido processo legal e da ampla defesa”, afirmou o parlamentar.
Com informações da CLDF

14 de fevereiro de 2020


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*