Seu corpo está em forma pra praia? Ainda dá tempo

Por André Pontes

Dezembro está chegando!

Mas como assim? Ainda estamos no fim de agosto…

É bem verdade que ainda faltam várias semanas até dezembro, mas ter muito ou pouco tempo depende dos seus objetivos. Quem não quer chegar nas férias de fim de ano em condições de ir à praia sem vestir a maior camiseta que tem no guarda-roupas?

Em geral, um período de 12 semanas é suficiente para ter resultados surpreendentes. E quanto mais resultados você tem, maiores as chances de você se entusiasmar e continuar em busca de outros objetivos mais ambiciosos.

Para quem pretende atingir excelentes resultados nas próximas semanas, vão aqui algumas dicas e, no final, vou te dar a mais valiosa de todas elas.

1-    Seja coerente. Isso quer dizer que você não pode querer perder todo o excesso de peso que juntou durante anos em apenas algumas semanas.

2-    Trace objetivos possíveis. Para não se decepcionar, use o passo 1 acima e determine metas semanais.

3-    Você tem um tempo razoável. Conte com isso! De setembro a dezembro dá tempo para atingir objetivos coerentes e ter excelentes resultados, respeitando sua individualidade.

4-    Conte com a ajuda de parceiros. Um personal trainer, um nutricionista especializado em atividades físicas, um bom local de treinos… Tudo isso conta. Mas o que realmente pode fazer diferença é ter um ou dois parceiros fiéis de treino que vão estimular você a continuar quando bater aquele desânimo.

5-    NÃO fique buscando soluções milagrosas. Há infinitas dietas e soluções milagrosas para perder a barriga, aumentar o bumbum ou os braços. Francamente, se isso realmente funcionasse todos saberiam.

6-    Quanto mais treinado, menos treinável. Quem treina há muito tempo tende a ter que se esforçar cada vez mais por um resultado cada vez menor. Se você está começando agora, use isso como vantagem. Para quem está parado, as mudanças são significativas e visíveis em um período bem menor.

7-    Mantenha uma imagem viva dos seus objetivos na mente. Criar uma imagem mental do que você quer e visualizá-la várias vezes durante o dia vai ajudar você a se manter focado. Quer seja na hora de comer, de acordar cedo ou chegar em casa cansado após um dia de trabalho, essa imagem do seu objetivo vai ajudar você a se mexer.

8-    Fracione seu objetivo em semanas. Essa é a melhor forma de construir um resultado surpreendente. Você tem semanalmente uma oportunidade de fazer correções de curso em tempo de manter o objetivo final.

9-    Calça jeans, cinto e camiseta regata. Teste simples que serve para ambos os sexos! Você vai se sentir melhor com o visual do que com a balança. Pegue aquela calça que não entra há algum tempo e vista logo antes de iniciar seu programa de atividades físicas. Feche o cinto. Escolha também uma camiseta regata, de preferência apertada, e vista. Faça aquela selfie no espelho para lembrar depois (cuidado para seu celular não cair em mãos erradas!). A cada semana faça um novo teste e um nova foto, com a mesma roupa, no mesmo dia da semana e no mesmo horário. Pessoalmente prefiro as roupas e as fotos às fitas métricas e à balança, afinal o que conta é a aparência, e se você não contar, ninguém vai saber qual o seu peso real.

10- Última e mais valiosa: REGULARIDADE. Existe um ditado que diz que é melhor um plano ruim executado todos os dias do que um plano perfeito que nunca sai do papel. No caso das atividades físicas, isso nunca foi tão verdadeiro. É claro que, se você quer acelerar os resultados, o plano precisa ser bom.

Trabalho com atividades físicas desde 1996 e já vi muitos absurdos e modismos afetando negativamente a saúde e as expectativas das pessoas. Baseado em minha experiência, posso dizer que você deve escolher uma atividade que te dê prazer além dos resultados sem precisar apelar para a dieta da moda ou para o exercício maluco que viu na internet. Em resumo:

  • Escolha uma atividade que você sinta vontade fazer várias vezes por semana.
  • Comece de leve e vá progredindo aos poucos. Você não pode começar algo que lhe coloque à base de anti-inflamatórios e remédios para dor por uma semana.
  • Pense no objetivo final e saiba que as três primeiras semanas não trazem resultados estéticos visíveis – isso demora de 4 a 6 semanas e você perceberá pelas fotos e roupas quando fizer os testes semanais. Os resultados fisiológicos como aumento de força e condicionamento cardiorrespiratório aparecem mais cedo.
  • Tire o escorpião do bolso e encontre profissionais habilitados, especializados e acima de tudo competentes para conduzir seus resultados. Escolha pelo quanto vale o serviço, não pelo preço.
  • Fuja das dicas milagrosas da internet. Você é um ser único e tem suas individualidades, peculiaridades e necessidades. O que funciona para alguns pode não vai funcionar para você.

Vamos ficando por aqui, e para finalizar, recomendo fortemente que você fortaleça sua mente. Atividades físicas que geram resultados são uma conjunção de esforço físico, inteligência emocional e regularidade. Já falamos algumas coisas bastante interessantes no artigo anterior que você pode ler aqui.

Seu sucesso depende de você. E de mais ninguém.

Mens sana in corpore sano! Até a próxima!

31 de agosto de 2017