Sonhar é de graça: Mercedes-Benz amplia linha Classe E no Brasil com E 300 Cabriolet

Pelo preço sugerido de R$ 413.900 você pode levar essa lindeza para casa. Modelo tem motor de 245 cv, câmbio automático de nove marchas e todos os sistemas de inteligência derivados do sedã

Por Marcelo Moura

Por Marcelo Moura, em 30/1/2018 – A Mercedes-Benz completa a família Classe E com o novo E 300 Cabriolet, já disponível em concessionárias da marca espalhadas pelo País, com preço sugerido de R$ 413.900. O conversível de quatro lugares vem com a missão de combinar design com conforto e tecnologia, o que inclui integração a smartphones e sistemas de assistência. O motor turbo de 245 cv, câmbio 9G-Tronic com nove velocidades e o sistema de suspensão Agility Control garantem a direção esportiva.

O Cabriolet é o quinto e mais novo membro da linha Classe E, que foi totalmente renovada no período de um ano. Com o teto flexível fechado, apresenta uma silhueta semelhante à do E 300 Coupé e tem as mesmas proporções. As fortes ligações entre os dois modelos ficam aparentes no design, com ênfase em superfícies com linhas limpas e formas acentuadas.

Como ocorre com os modelos conversíveis, quando o teto de tecido é abaixado a aparência do E 300 Cabriolet transparece sensação de liberdade. Completam o visual a dianteira com a grade diamante, a estrela localizada ao centro, lanternas traseiras, capô saliente com protuberâncias e janelas laterais retráteis. O teto de tecido altamente tensionado com janela flui no sentido da traseira.

Os faróis de alta resolução com 84 leds de alta performance controlados individualmente iluminam o caminho automaticamente com distribuição de luz forte, mas sem ofuscar outros usuários da via. O conjunto posterior ganhou grandes lanternas. A suspensão Agility Control, 15 milímetros mais baixa que a do Classe E sedã, e pneus com 19 polegadas de série enfatizam o caráter esportivo do carro.

A capota de tecido acústico totalmente automática é equipamento de série. Sua estrutura com multicamadas de isolamento reduz os ruídos do vento e do movimento.

Derivada do Classe S Cabriolet, a capota atende aos altos padrões de durabilidade e funcionalidade. Ela pode ser totalmente aberta e fechada em 20 segundos, com o automóvel andando a uma velocidade de até 50 km/h. Após a abertura, ela se dobra e é guardada dentro de um compartimento no porta-malas. Uma cobertura retrátil separa a capota do espaço restante do porta-malas. A capacidade do bagageiro é de 385 litros (310 litros com a capota aberta).

Detalhes em azul iate, em combinação com bege macchiato vêm com a missão de dar ao Cabriolet visual de barco de luxo. Os itens opcionais de acabamento incluem couro refletor de calor em quatro cores e nove diferentes opções de pintura, incluindo duas em tonalidades claras com madeira de poros abertos em alto brilho. A iluminação do interior utiliza a tecnologia led. O mesmo se aplica à iluminação ambiente opcional com 64 cores e, como item especial, uma luminária traseira instalada no forro do teto da capota de tecido.

O condutor tem múltiplas opções para operar o painel de instrumentos, sistema multimídia e outras funções: controle por voz, controles de toque no volante para atuação com arrasto dos dedos e, no console central, superfície de toque que ativa o Controller e reconhece escrita manuscrita. Também existem teclas de acesso direto que podem acionar, por exemplo, o ar-condicionado ou ativação e desativação de alguns dos sistemas de assistência ao motorista.

Destaques esportivos diferenciados incluem saídas de ar em Silvershadow, com formato inspirado em turbinas a jato. Os bancos dos quatro ocupantes trazem apoios laterais, apoios de cabeça organicamente integrados e extensores automáticos para os cintos dianteiros de segurança de série.

Desenvolvido para conversíveis, o sistema de controle climático reage conforme a configuração do teto, de forma automática. O motorista não precisa escolher um modo para capota aberta ou fechada, nem é necessário memorizar uma determinada temperatura para cada uma dessas condições de uso, pois uma função especial de sobreposição consegue realizar a transição climática.

Comparado ao E 300 Coupé, o E 300 Cabriolet cresceu no comprimento, largura e distância entre eixos: comprimento total de 4.826 mm e largura 1.860 mm. E a bitola ficou mais larga, com 1.605 mm na frente (+67 mm) e 1.609 mm na traseira (+68 mm).

O E 300 Cabriolet é equipado com o motor turbo de quatro cilindros com dois litros e 245 cv, com troque máximo de 370 Nm disponível de 1.300 a 4.000 rpm. É equipado de série com a transmissão automática 9G-Tronic de nove velocidades. Além disso, o sistema Dynamic Select permite que o motorista influencie diversas regulagens, como a resposta do acelerador, função ECO start/stop e rotação das trocas de marchas da transmissão automática.

A suspensão é projetada para ser mais ágil. O sistema de amortecimento dependente da amplitude, 15 mm mais baixa do que a suspensão do Classe E sedã, é equipamento de série.

O sistema de proteção contra capotagem foi desenvolvido especificamente para o E 300 Cabriolet, que consiste em duas cápsulas alojadas atrás dos bancos traseiros de forma não visível. Se uma capotagem for iminente, essas cápsulas são deflagradas e se estendem para criar um espaço de sobrevivência juntamente com as colunas A.

O Cabriolet oferece todos os itens já familiares da linha Classe E. O sistema Active Brake Assist, de série, pode alertar o motorista em caso de colisão iminente, dar apoio através de frenagem de emergência e, se necessário, aplicar os freios automaticamente. Além de veículos lentos, parando ou estacionados, o sistema também pode detectar pedestres atravessando a zona de risco à frente do automóvel.

O modelo também inclui o Driving Assistance, que possui o Active Distance, Assist Distronic e Active Steering Assist: em qualquer estrada, esses sistemas permitem que o E 300 Cabriolet não só se mantenha à uma distância considerada correta dos veículos à frente, mas também de segui-los automaticamente a uma velocidade de até 130km/h.

 

Especificações técnicas
E 300 Cabriolet
Número de cilindros/configuração: 4 / em linha
Cilindrada (cm³): 1.991
Potência (cv / rpm): 245 cv / 5.500
Torque (Nm / rpm): 370 (1.300 – 4.000)
0-100 km/h (s): 6,6
Velocidade máxima (km/h): 250 (Limitada eletronicamente)

30 de Janeiro de 2018


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*