SUV na área: novo BMW X3 é confirmado para o Brasil

Visual agressivo, motor nervoso e itens tecnológicos chamam a atenção. Comandos por gesto fazem parte do pacote

Por Marcelo Moura

Por Marcelo Moura – O novo BMW X3 foi revelado nesta semana, na fábrica do BMW Group, na Carolina do Sul (Estados Unidos). Completamente reformulada, a nova geração do modelo recebeu atualizações visuais, mudanças técnicas, evoluções aerodinâmicos e novos equipamentos. Além disso, o novo BMW X3 é o primeiro SAV a receber pacote M Performance, que leva o modelo dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,8 segundos.

A terceira geração do novo BMW X3 mantém a linguagem visual do modelo. A ideia da fábrica alemã é combinar o estilo familiar da linha BMW X a força nas rodovias e fora de estrada. As dimensões exteriores estão praticamente inalteradas, porém o modelo ganhou 5,6 cm na distância entre eixos.

Pela primeira vez em um modelo BMW X, a grade dianteira é “tridimensional” com o sistema “active air flap control” e faróis de neblina em formato horizontal. Na traseira, ganham destaque as lanternas traseiras “tridimensionais” e o novo sistema de escapamento esportivo.

Internamente, a cabine ganhou novos revestimentos do painel e das portas. Um dos destaques é o novo head-up display, que projeta imagens coloridas em alta definição no para-brisa e ficou 75% maior em relação ao sistema anterior. O painel central é adornado pela nova central multimídia com tela de 10,25 polegadas, sensível ao toque, e tecnologia de controle por gestos. Há ainda ar-condicionado automático de três zonas e bancos esportivos.

O modelo oferece sistema se segurança de última geração do BMW Group, como o sistema de detecção de acidentes “Active Protection”. Além disso, o modelo traz engate de reboque de série em alguns mercados – o primeiro utilitário do BMW Group a sair de fábrica com esse equipamento.

Como opções dinâmicas, suspensão esportiva, controle de amortecedor dinâmico, freios esportivos e direção esportiva variável.

A suspensão M Sport, que é padrão no modelo X3 M40i, oferece ao motorista uma performance mais firme (molas, amortecedores e barras anti-rolagem). O Dynamic Damper Control está disponível no modelo X3 xDrive30i e inclui amortecedores controlados eletronicamente que se adaptam à superfície da estrada e à situação de condução. Ao mesmo tempo, o motorista pode usar o interruptor de controle dinâmico de direção para variar as características básicas da suspensão.

Os freios esportivos são padrão no novo BMW X3 M40i e apresentam pinças dianteiras fixas de quatro pistões de alumínio pintadas em azul. Os discos de freio vêm com níveis de resistência térmica mais altos, para proporcionar uma frenagem robusta. A direção esportiva variável padrão do BMW X3 M40i é um opcional disponível no modelo BMW X3 xDrive30i.

O novo BMW X3 M40i anuncia a chegada do primeiro M Performance neste modelo, que traz novo motor em linha M Performance TwinPower Turbo de 6 cilindros. A unidade de 3.0 litros gera uma potência de 360 cv de 5.500 a 6.500 rpm. O torque máximo de 500 Nm entre 1.520 e 4.800 rpm. Com isso o novo BMW X3 M40i possui aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h.

O motor a gasolina de 4 cilindros TwinPower Turbo de 2.0 litros do novo BMW X3 xDrive30i tem uma potência de 252 cv a 5.200 rpm e um torque máximo de 350 Nm entre 1.450 a 4.800 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 240km/h. A transmissão é a Steptronic de 8 velocidades.

O BMW Gesture Control opcional, que estreou na atual BMW Série 7, permite funções de comunicação e navegação usando gestos. O veículo também pode ser controlado usando o Intelligent Voice Control, baseado na nuvem. Isso permite que os drivers formulem seu pedido falando normalmente em vez de ter que usar um conjunto de comandos falados e pré-programados.

Os serviços digitais do aplicativo BMW Connected, disponível tanto no iOS quanto no Android, trazem conectividade inteligente para o novo BMW X3 e prometem conveniência para o motorista. Com a ajuda da plataforma Open Mobility Cloud, os serviços digitais se conectam ao BMW X3 por dispositivos como smartphones ou smartwatches.

A seleção de dispositivos que podem se conectar ao novo BMW X3 por meio do BMW Connected vai além do smartphone suportando dispositivos inteligentes como o Apple Watch e o Samsung Gear (S2 e S3) para o Amazon Echo. Os clientes podem usar o serviço de voz Alexa da Amazon Echo para verificar o nível de combustível do seu novo X3, por exemplo, bloquear o veículo ou ativar a função de ventilação, tudo pelo controle de voz no conforto de sua casa.

O sistema de detecção de acidentes Active Protection aumenta a segurança passiva detectando possíveis situações de perigo à medida que surgem. Se um risco de colisão for detectado, o sistema desencadeia automaticamente uma variedade de medidas de proteção aos ocupantes.

Os tensores do cinto do motorista e do passageiro dianteiro são ativados e os vidros e o teto panorâmico, fechados. Após uma colisão, o Active Protection automaticamente leva o veículo a uma paralisação. A função Frontal Collision Warning detecta um risco iminente de colisão com os veículos a frente e prepara os sistemas do veículo para um possível impacto.

30 de junho de 2017