Tenha metas e ganhe saúde. MEXA-SE!

Por André Pontes

Sejamos todos muito bem-vindos a 2018! Em nosso último bate-papo, falamos sobre relaxar e aproveitar as festas de fim de ano sem muitas preocupações com dietas, atividades físicas ou estética. Pelo que notei, as pessoas à minha volta levaram isso a sério como se não houvesse amanhã. Que bom seria se fizéssemos isso com atividades físicas e reeducação alimentar, não é verdade? Então vamos lá, é hora de recomeçar!

A primeira coisa a fazer é colocar a cabeça no lugar e começar o planejamento deste ano:

1- Quando serão suas férias? Dentro da programação anual, férias são o período de interrupção mais longo e precisam ser programados com antecedência. Carta branca, só na semana de festas de fim de ano, então vamos pegar mais leve também no Carnaval. No nosso próximo texto falaremos sobre o consumo de álcool e atividades físicas. Fiquem ligados!

2- Quais serão os horários dedicados à atividade física semanalmente? Para realmente funcionar, você deverá levar em conta que precisa praticar atividades físicas em, pelo menos, 50% da semana, ou seja, 4 dias por semana. Para sua orientação, procure bons profissionais de Educação Física que saberão montar sessões de treinamento adaptáveis aos seus horários e necessidades. Intensidade e regularidade são muito mais eficientes do que treinos longos feitos sem planejamento, que tomam seu tempo e não produzem os resultados desejados.

3- Que tipos de atividades físicas vou praticar? Isso é fundamental para seu planejamento, pois não podemos nos propor a fazer uma aula na academia que só seja oferecida no nosso horário de trabalho. Ao mesmo tempo, seja coerente e posicione a atividade física na sua agenda com a devida importância, para não matar o treino por um motivo qualquer. Lembre-se: você quer resultados!

4- Já comecei minha reeducação alimentar? Quais dias e horários da semana vou me dedicar a minha organização de alimentação para evitar falhas? Ir ao mercado e ter os alimentos à mão também requer um certo (muito!) planejamento. Comer pão de queijo com café é uma delícia, mas não pode ser o lanche diário para quem busca resultados.

5- Qual é a minha meta de proporção massa muscular x massa de gordura para os próximos 30, 90 e 180 dias? Anteriormente falamos sobre a diferença entre peso na balança e composição corporal  e isso tem um forte efeito no componente psicológico. Esteja ciente e consciente para que esses parâmetros ajudem sua motivação, ao invés de prejudicá-la. Dependendo do seu objetivo e da sua individualidade biológica, proporções diferentes devem ser adotadas, e em condições normais, seu Professor de Educação Física é a pessoa mais indicada para definir esses números.

Para finalizar, vou me apropriar da frase de um amigo: “começar o ano com um calendário na frente é outra história!”. Essa frase me fez pensar na nossa conversa de hoje, palavras simples com um significado profundo e objetivo – representa o esforço, o trabalho e o planejamento para os próximos meses e a possibilidade real de atingir objetivos.

Por último, recomendo fortemente que você leia (ou releia) o texto que escrevi como abertura da coluna – Atividade física começa pela maneira como você pensa – é uma excelente maneira de manejar seus pensamentos já nas primeiras semanas do ano e eliminar qualquer dúvida sobre como começar.

Mens sana in corpore sano! Até a próxima!

 

11 de Janeiro de 2018


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