Você sabe lidar com imprevisto?

Por LP Machado

Passei por um grande imprevisto recentemente…

Ministrei um curso em Porto Alegre e meu retorno para Brasília estava programado para acontecer na segunda-feira pela manhã. Isso porque a noite eu participaria de um evento importante, no qual eu inclusive era um dos palestrantes.

Cheguei no aeroporto, despachei minha bagagem e aguardei o horário do voo. Passou do horário, avião parado no finger e nada de iniciar o embarque. Logo começou a circular a informação de que uma ave havia entrado na turbina no avião, mas que estava sendo feito o reparo e logo a aeronave estaria em condições de voo.

Relaxei, fui comer alguma coisa e checar mensagens no telefone. Não demorou muito para que o “pior” acontecesse: Voo cancelado!!! Como se não bastasse, a próxima opção de voo tinha horário de chegada posterior ao horário do evento no qual eu iria palestrar!

E agora??? Como você reagiria??? Comecei a observar os outros passageiros e as reações eram várias, porém, todas negativas…

Alguns tiveram real dificuldade para aceitar o ocorrido, ficaram notoriamente desestabilizados e verbalizavam frases do tipo “Não acredito que isso está acontecendo!” ou “Sou muito azarado mesmo!”. Outros pareciam ter uma necessidade incontrolável de descontar a raiva gerada pela situação em alguém, nesse caso os funcionários da companhia aérea, como se os mesmos fossem culpados pela situação. Já outros pareciam estar acometidos por uma espécie de paralisia e ficavam vagando de um lado para o outro em silêncio, tal como zumbis, sem saber até mesmo como reagir.

De início fiquei chateado, óbvio. Afinal de contas era um compromisso e havia toda uma expectativa em relação à minha presença no evento. Mas, tendo em vista que realmente não seria possível cumprir a agenda, passei a gerenciar as minhas emoções diante do fato, analisar as possibilidades e tomar decisões.

Como é bom ter humildade para reconhecer que nem tudo está no nosso controle! Como é bom ser emocionalmente inteligente e ativar a capacidade de resiliência nesses momentos! Como é bom virar a chave e, ao invés de focar no problema, focar na solução! Como é bom ser grato até mesmo diante dos imprevistos!

O inesperado pode ser o empurrão que você precisa para sair da zona de conforto, pois exige novos pensamentos, sentimentos e atitudes. Stephen Covey, autor do best-seller administrativo “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, nos ensina um conceito que é amplamente difundido no Coaching Integral Sistêmico e perfeitamente cabível para a situação que eu vivenciei: Princípio 90/10.

O que significa isso? Significa que 10% da vida estão relacionados com o que acontece com você e que 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage diante do que acontece com você. Ou, no meu caso, 10% correspondia ao fato do meu voo ser cancelado e 90% correspondia a forma como eu reagi diante do cancelamento do meu voo.

Reagir de forma apropriada diante de situações aparentemente negativas faz toda a diferença! Sim, você leu corretamente, eu escrevi “aparentemente”. Ou você acha que situações inesperadas acontecem por acaso? Eu tenho certeza que não. Pois acredito que tudo tem um propósito! Você escolhe ser reativo ou resiliente? Não importa qual seja o imprevisto, por mais desafiadora que seja uma situação sempre haverá uma solução!

No meu caso mesmo acabou dando tudo certo! Fiz uma participação especial no evento por meio de vídeo, fui acomodado num hotel de alto padrão com tudo pago, tive mais tempo de qualidade com os amigos de Porto Alegre e no dia seguinte voltei para Brasília em paz. A forma como interpretamos uma situação desse tipo é tão importante para atribuição de significado que, no dia seguinte, me peguei pensando que se o voo fosse novamente cancelado eu acharia até bom!

E você? Como tem lidado com os imprevistos da sua vida? Enxerga como uma ameaça ou como uma oportunidade? Entenda que os imprevistos estão para a nossa vida assim como a visita surpresa de um amigo está para a nossa casa. Já que aconteceu cabe a nós a decisão de tratá-lo como um intruso ou de forma amigável.

Respire fundo, questione o propósito, aceite a nova configuração e siga em frente! O inesperado pode ser muito mais interessante do que imaginamos!!!

9 de dezembro de 2017


1 Comentário

  1. Quanto aprendizado em um único artigo!!
    Aconteceu o mesmo comigo e por algumas horas confesso que fui reativa, mesmo com todo o conhecimento que possuo… mas recebi a graça de Deus através de um anjo( mentor) , que com poucas palavras me fez ver além!! O principio 90/10 em menos de 10 segundos me transformou, já estava sorrindo e até agradecendo a oportunidade de crescer e aprender com tudo o que se apresentava diante de mim!
    Obrigada Febracis , obrigada LP( meu mentor, coach e amigo) por existirem em minha vida!!
    Gratidão sempre!!!
    Flavia Michele

Comentários não permitidos.